top of page
1.jpg

BIO

Claudia Schroeder (Santo Ângelo|RS, 1973) é poeta, artista e publicitária. Vive e trabalha em Porto Alegre.

Autora dos livros de poesia  Leia-me Toda (Dublinense, 2010), As partes nuas (Francisco Alves, 2021), As línguas são para outras coisas (Taverna, 2022) e Gatos Falando Alemão (Isto Edições, 2024). Faz vivências sobre temas da sua literatura, como libertação feminina, trabalha com fotografia, video-poemas e conteúdo. É criadora de um podcast (@elesolhampraelas), onde conversa com homens sobre temas do universo feminino e masculino, como o machismo. O projeto está no youtube o no spotify.

Ganhou o Prêmio Biblioteca Nacional (2011) com o livro Leia-me Toda, foi finalista do Prêmio Ages e Academia Rio-Grandense de Letras (2022) com As partes nuas. Venceu o Prêmio Nacional de Poesia Helena Kolody com o poema “Jantar" (Leia-me Toda, 2010) que foi publicado na coletânea portuguesa A poesia é para comer (editora Babel/Edições Esgotadas), ao lado de nomes como Hilda Hilst e Chico Buarque de Holanda. Em 2023 foi contemplada no Prêmio Carolina Maria de Jesus, promovido pelo Ministério da Cultura com o livro inédito Dentro da roupa, um corpo.

Formada em Comunicação pela PUCRS e assídua participante da Oficina Poética do poeta Pedro Gonzaga desde 2016, Claudia também dirige sua agência de estratégia criativa,

além de ser co-fundadora da Grafite Azul Editora, lançada em 2025.

BIO: Sobre

©2021 Claudia Schroeder. Todos os direitos reservados.

bottom of page